Blefaroplastia está entre os procedimentos mais realizadas pelos homens

Os pacientes do sexo masculino representam 30% dos pacientes de cirurgias plásticas no Brasil em 2017, segundo informações publicadas no Google News.

Quando a idade fica mais aparente, a vaidade fala mais alto. Até alguns anos atrás a procura pela realização de procedimentos cirúrgicos estéticos para retardar os sinais de envelhecimento era realizada pelas mulheres em quase sua totalidade. Mais recentemente, os homens entendem que a vaidade não é mais um tabu para o sexo masculino e eles cada vez mais têm buscado novas técnicas cirúrgicas estéticas para suavizar os sinais da idade.

Um artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica demonstra que o número de homens que buscam cirurgias plásticas aumentou de 72 mil em 2012 para 276 mil em 2017. Os homens já representam cerca de 30% dos pacientes que realizam plásticas no Brasil - e entre os pacientes vaidosos de 30 a 50 anos, as cirurgias mais populares são lipoaspiração, transplante capilar, cirurgia para levantar as pálpebras (blefaroplastia) e cirurgia de face.

A blefaroplastia (cirurgia estética realizada nas pálpebras) é um dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais populares entre o público masculino, pois faz uma grande diferença na aparência e é um procedimento que mantém o aspecto natural da face.

Hoje os homens estão mais dispostos a cuidar da aparência física, tanto para se manterem atraentes, como também para manter um visual saudável e jovial frente ao mercado de trabalho. Esse fato é observado nas ruas, principalmente nas grandes cidades durante as noites. A frequencia às academias de ginástica já tem aumentado, mas não tanto quanto a prática de atividades físicas a céu aberto.

Atualmente, a corrida de rua já é o segundo esporte mais realizado pelos homens no Brasil, superando o futebol society, pois esse é um esporte individual que tem como o objetivo a manutenção de uma vida saudável e a eliminação do peso extra. Mas os homens, que agora tem buscado manter a forma com a corrida e também com o ciclismo, encontram uma limitação nessas práticas esportivas: a estética facial não é afetada pela prática das atividades físicas, e por isso os homens agora estão descobrindo na cirurgia plástica uma aliada na busca por uma aparência mais jovial e saudável. Só perder a barriga não é mais o suficiente, atualmente muitos homens estão corrigindo as pálpebras com a blefaroplastia.

Os pacientes masculinos passaram a ver a blefaroplastia sem preconceitos, entendendo que levantar as pálpebras ou eliminar as bolsas ao redor dos olhos pode trazer grandes benefícios para o seu capital estético. Sem mencionar que esse é um procedimento cirúrgico que na maioria dos casos apresenta um resultado visual mais natural, sem a necessidade de parecer esticado artificialmente.

A a blefaroplastia é um dos procedimentos cirúrgicos realizados por cirurgiões plásticos e/ou oftalmologistas especializados em cirurgia periocular. Essas especializações médicas  têm conhecimento sobre a dinâmica das pálpebras e sobre a necessidade de proteção do olho.

O procedimento é indolor e costuma exigir apenas sedação e anestesia local. Em geral, a internação é de menos de 1 dia e é preciso ficar de repouso por dois dias após a cirurgia. Na primeira semana, é recomendado que o paciente faça repouso relativo.

A cirurgia pode ser feita em ambos os olhos, removendo o excesso de pele nas pálpebras superiores e as bolsas de gordura nas pálpebras inferiores. Na parte inferior, a técnica mais utilizada é a transconjuntival, que não deixa cicatrizes visíveis e não agride a pele, pois o corte é feito por dentro da pálpebra.